A interação social: Evolução e tragédia.

Por Elizeu NVL.

No mundo contemporâneo a interação social globalizada é uma realidade inconteste, salvo raras exceções. No entanto, lamentavelmente, o instrumento (‘internet’) que proporcionou toda essa grande evolução, que integrou povos, culturas e disseminou  o conhecimento  sem precedentes, vem produzindo resultados assustadores, verdadeiros efeitos colaterais, com requintes de tragédia no ceio de nossa juventude.

Porque os jovens da (geração da ‘internet’), estão cada vez mais solitários,  e alguns, até dando cabo a própria vida?

È uma questão bem complexa, porém, ao verificar os padrões de comportamentos dessa geração, é possível identificar algumas causas (fundamentais e recorrentes), que podem ter relação direta com suicídios juvenis.

Estudos científicos recentes dão conta de um paradoxo. Pois, à alta-conectividade das redes sociais está causando o isolamento social dos indivíduos.

Como isso ocorre, quando mais conectados, mais se tornam solitários?

Em primeiro plano, ao que tudo indica, a solidão provém do conflito interno de todo ser, criando uma espécie de abismo entre o instinto(desejo) e a consciência (racional) humana. No caso das mentes jovens, o reconhecimento virtual (“curtidas”) são mais importante, aos momentos e assuntos reais da vida cotidiana, sobremaneira, consigo mesmo.

Depois, o discernimento é desvirtuado pelo turbilhão de informações a todo instante, tornando-o incapaz de fazer escolhas racionais, sobretudo,  sobre seus (assuntos) pessoais e necessários para vida regular (normal), já que precisa continuamente de aprovação (cliques). Passando agir como dispositivo desse sistema e nao mais como protagonista.

Por fim, as suas faculdades de pensar e agir, são relativizadas pelo que estabelece o meio social cibernético que está inserido,  subitamente, deixa de ter o livre arbitro e perde sua capacidade racional autônoma,  se tornando apenas uma “maquina defeituosa”.© (Elizeu NVL).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.