FALAR É IMPORTANTE, TÃO QUANTO O QUE DIZEMOS!

A voz humana é o instrumento mais potente do mundo, que pode começar uma guerra ou simplesmente dizer eu te amo” (Julian Treasure).

A capacidade da fala, que foi dada a nós pelo Criador, somada à nossa consciência, são os atributos que nos tornam verdadeiramente humanos. Contudo, nem todos fazem um bom uso desse dom maravilhoso.

A linguagem (verbal), —antes do invento da escrita, foi desde os primórdios da civilização o único meio de transmitir: culturas; costumes e religiões, que foram criados e mantidos por gerações. — sabemos disso  — por exemplo — a bíblia, só foi escrita após séculos de oralidade. O que por si só, demonstra à importância da necessidade de transmitir com fidelidade tal como recebemos as informações.

Opa! Calma! Não se trata de aula de linguística. Vamos por parte. — como dizia o Jack.

Nossa reflexão, trata-se do bem usar da nossa fala, muito além, do simples ato de emitir sons. Contudo, para comunicarmos eficientemente e sermos compreendidos de igual forma, é necessário observarmos alguns critérios antes de abrir a nossa boca. — “se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos verdadeiro, para quê dizer-me? (Sócrates)”.

Portanto, o que dissermos seja sempre: verdadeiro; bom e útil, caso contrario, o dito será apenas palavras, que vão: ofender; magoar; criar inimizade; injuriar; caluniar; partir coração; causar angustia; dor e sofrimento, e algumas vezes até a morte. Por fim, é fundamental para uma boa comunicação, que façamos o bom uso de palavras, verdadeiras e nas horas certas. © Elizeu NVL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.