ESPERANÇA: QUAL É A ARMA DO JOGO?


Quem nunca acordou algum dia, se sentindo como se não houvesse luz no final do túnel? — Outros, entretanto, nem sequer veem o próprio túnel. Pois, os nossos problemas aparentam tão grandes e difíceis, quanto à escalada do “Everest”, são momentos de pura desesperança. Para as nossas mentes, é como se tateássemos num escuro completo. É, nestes momentos, e que estamos diante do já tão conhecido beco (sem saída).

O curioso ao observarmos esses instantes de breu total da nossa consciência, e que, os mais ingênuos de nós, de imediato, começam a fazer uma interminável lista dos possíveis e potenciais culpados, por tudo. Sem sequer, parar, por instantes, para se autoanalisar. Ou seja, olhar para dentro de si e rever quais das suas escolhas e ações, que foram as responsáveis de fato.

Penso que isso, em partes, isso se deva, a nossa cultura ocidental de sempre buscarmos por algo fora de nós. Por exemplo, de sermos salvos dos nossos problemas, como num passe de mágica.

Nada contra a fé de ninguém, contudo, deveríamos assumir a nossa parcela de responsabilidade em tudo que fazemos. Não podemos terceirizar os meios que utilizamos visando conquistar algo, quando são os fins que nos interessa. Aprendemos ser pragmáticos, ou nunca sairemos desse ciclo, vicioso.

Nestas reflexões semanais, procuraremos compreender porque somos tão contraditórios, pois, mesmo nos frustrando, e alguns constantemente, continuamos fazendo sempre as mesmas coisas, esperando por resultados diferentes. Isso é a maior incoerência.

Por fim, julgo que o fundamental, é ter em mente que tudo passa, até os momentos de felicidade, de maneira que os outros também, passarão, portanto, a esperança deve ser cultivada em nossas almas constantemente, assim como, o pragmatismo em nossas escolhas são essenciais. Essa é a arma do jogo. ©Elizeu NVL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.